-
Apagão No Brasil: O Que Causou A Queda De Energia Em Todo O País?
-
As capitais nordestinas foram as primeiras a terem o fornecimento normalizado
- Por Anderson Santos
- 15/08/2023 15h58 - Atualizado há 1 ano
Na manhã de hoje (15), uma série de quedas no fornecimento de energia elétrica afetou diversas cidades em 25 estados e no Distrito Federal, abrangendo todas as cinco regiões do Brasil.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) comunicou que se tratou de uma "ação controlada". De acordo com o órgão, uma ocorrência registrada às 8h31 resultou em uma "separação elétrica" no sistema interligado entre as regiões Norte e Nordeste em relação às regiões Sul e Sudeste.
Até às 12h36, o ONS informou que 55% da carga da região Norte e 81% da região Nordeste já haviam sido restabelecidos, com a recomposição das regiões Sul e Sudeste concluídas.
O Que Causou O Apagão?
Apagão atinge vários estados e deixa brasileiros sem energia — Foto: Reprodução
O Brasil adota o Sistema Interligado Nacional (SIN) como modelo de gerenciamento e transmissão de energia elétrica. Dada a diversidade climática das regiões brasileiras, o sistema é projetado para permitir trocas de energia entre elas. Isso significa que áreas como o Nordeste podem receber suprimento energético do Sudeste durante períodos de seca, e vice-versa. Normalmente, o sistema é capaz de compensar pequenos problemas de forma ágil.
Contudo, em situações mais graves, como a ocorrida hoje, essa interconexão pode se tornar uma desvantagem, uma vez que facilita a propagação de apagões, criando um "efeito dominó". Uma falha em uma estação pode se espalhar rapidamente para outras, impactando todo o território nacional. Diante de um evento significativo, como o de hoje, é uma medida de precaução desligar outras regiões para evitar que a falha se espalhe até que suas causas sejam identificadas e tratadas.
"Houve um problema de geração em usinas que estão localizadas no Nordeste, então foi preciso interromper o circuito para que esse problema não se propagasse e essas usinas saíram do SIN nesse momento que houve a interrupção. Essas energias que elas geravam foram perdidas."
"Imagina que você está na sua casa e tem um curto-circuito numa tomada. Para não propagar essa corrente que está naquela tomada o disjuntor é acionado. O ONS desligou essa chave -- de forma metafórica -- para não comprometer tecnicamente o sistema", explica o professor doutor Bruno Luis Soares de Lima, coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Essa desconexão de regiões foi implementada hoje. O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) comunicou que a ocorrência no SIN levou à separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, incluindo a "abertura das interligações entre essas regiões". A interrupção controlada no Sul e Sudeste foi realizada exatamente para prevenir a disseminação do problema.
Os estados afetados foram:
• Centro-Oeste: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
• Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
• Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins.
• Sul: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
• Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.